segunda-feira, 12 de abril de 2010

"Direto da Cidade"



Muitas vezes quando andamos pelas ruas e nos deparamos com diversos tipos de plantas: árvores, arbustos, trepadeiras, etc, nem passa pelos nossos pensamentos que nem sempre o que está plantado na rua, em áreas verdes, praças e mesmo terrenos sem nada, sejam plantas de frutos deliciosos e desconhecidos pela maioria das pessoas. Trabalhar como roçador fez com que me aproxima-se em demasiado desse tipo de conhecimento sobre as plantas. Muitos de meus companheiros mais velhos conhecem frutas que nem sequer passava pela minha cabeça serem comestíveis. Sem contar outros tipos de ervas que podem ser utilizadas na cura de inúmeras enfermidades.

Numa rápida lista de frutas desconhecidas poderia citar: gramichama/grumichumi, angá/ingá, morango-silvestre/ morango-do-mato, amêndoa, cabeludinha/amarelinha, araçá, gabiroba/guabiroba, butiá, ticum/tucum, siriguela, garrafinha, pepino-do-mato e maracujá-roxo. Devido às diferentes nomenclaturas encontradas, achei melhor apresentar ambos os nomes apresentados à mim.

Essas frutas acabam não sendo conhecidas pela maioria das pessoas, que consomem apenas o que compram em feiras ou então em Diretos do Campo, porém eu confirmo e garanto que todas têm seu sabor e características únicas, que todas as frutas citadas foram encontradas nas áreas do expediente de serviço e que foram saboreadas por mim, as vezes com certo receio inicial porém sempre com uma degustação apreciadíssima por fim.

Além dessas frutas desconhecidas outras já a muito presentes nas casas das famílias, porém compradas, são fartamente encontradas, algumas delas são: acerola, laranja, tangerina, limão, pêra (que nunca havia comido diretamente do pé), figo, ameixa, pitanga, goiaba (encontrada fartamente), mamão, banana, maracujá, carambola, jaca, caju, jabuticaba, cana (apesar de não ser fruta), caqui, fruta-do-conde e romã.

Parece até brincadeira, mas a vida de roçador me ensina muito em diversas áreas, conhecimentos que com certeza levarei pelo resto da minha vida, sobre áreas inusitadas, como essa sobre frutas silvestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário