quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

EPI


Se você não for da área de segurança de trabalho ou então alguém que trabalhe com EPIs muito provavelmente não deve fazer idéia do que se trata. EPI significa "Equipamentos de Proteção Individual", ou seja, são equipamentos essenciais para a segurança do trabalhador que exerce alguma atividade de risco, eles servem para proteger partes mais expostas, evitando acidentes cotidianos.

Na atividade de roçagem os equipamentos básicos/obrigatórios e portanto fornecidos pela empresa são: caneleira, viseira, protetor auricular e protetor solar. Além desses considerados obrigatórios existem alguns roçadores que também utilizam o avental, óculos próprio para trabalhar com roçadeira e luvas.

Basicamente as caneleiras servem para proteger as canelas de objetos lançados pela forte rotação seja do nylon, seja da navalha, a mais utilizada é feita de um tipo de courino, mas também existe uma mais antiga feita de fibra. Vez por outra eu sinto impactos de pedras ou então retiro pedaços de ferro fincados, e nessas horas eu vejo sua importância. A viseira apesar de ser muito hostilizada pela incomoda sensação de abafado é o EPI que considero mais importante pois protege o rosto e principalmente os olhos de qualquer objeto, são muitas as histórias de pessoas que perderam a visão trabalhando sem ela. O protetor auricular protege do ruído da máquina, já o protetor solar creio que todo mundo conhece, ele é essencial uma vez que nosso trabalho se dá ao ar livre, debaixo de muito sol. O avental serve mais para evitar sujar muito o uniforme, não protege muito pois é apenas uma lona fininha, na minha opinião ele serve mais para aumentar a sensação de calor. Os óculos são mais utilizados por aqueles que não gostam de usar a viseira, mas sabem do perigo de roçar sem nenhuma proteção nos olhos. As luvas são feitas de tecido e têm bolinhas de borracha na parte interna, são excelentes para trabalhos manuais, evitam calos, protegem de pedras e do contato direto com qualquer material. (O óculos e as luvas não são fornecidas pela empresa.)

Tento sempre checar as condições dos meus equipamentos e trocar quando necessário. Dos EPIs mencionados o único que não faço uso são os óculos, isso porque eu sempre utilizo a viseira.

Munidos de todos esses equipamentos estamos como verdadeiros cavaleiros de armadura, prontos para a guerra cotidiana contra o mato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário