segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Segunda - Dia de folga!


Pode parecer um pouco estranho o título desta postagem "Segunda - Dia de folga", mas na vida de um roçador existem dois tipos de folga: 1º a folga convencional, ou seja, aquela que acontece nos finais de semana e feriados, dias que não temos qualquer ligação com o trabalho, dias para fazer o que quiser; 2º a folga da máquina (roçadeira), essa folga consiste basicamente num dia em que não se roça, ao invés disso sua função é ciscar o mato cortado pelos seus companheiros em pequenos montes.

Na verdade essa função de ciscar é algo mais simbólico. O que a pessoa que está de folga realmente faz é tentar ficar o máximo possível sem trabalhar muito, ou melhor, pelo menos tenta fazer isso. O serviço de roçagem cansa, e esses dias de descanso devem ser aproveitados ao máximo.

Os melhores dias para se folgar são a Quinta e a Sexta. São os últimos dias da semana (de trabalho) e uma folga nesses dias significa um descanso após três ou quatro dias de roçagem, e junto disso, uma sensação de proximidade do final de semana.

Não folguei nos melhores dias. Mas uma folga, é uma folga, nunca temos certeza de que amanhã a teremos, portanto não é aconselhável negar, qualquer que seja o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário